Stocksnap no Pixabay

Embora não seja a melhor opção para quem busca perder gordura ou tonificar o corpo, o sucesso da yoga no Brasil já existe há alguns anos. Seu grande diferencial é a proposta de trabalhar aspectos físicos, emocionais e espirituais em favor do bem-estar de uma forma completa. Com uma lista de praticantes ilustres que inclui Fernanda Lima, Isis Valverde, Gisele Bündchen e Alessandra Ambrosio, a yoga hoje possui muitas variações para atender públicos diferentes. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas e entender como essa prática conquistou tanta gente.

Descrita em textos compilados há pelo menos 5 mil anos, a yoga nasceu na Índia e acabou ganhando o mundo. A palavra origina-se da língua sânscrita e significa, basicamente, unir, integrar. Só nos Estados Unidos, a estimativa é de que existam 36 milhões de adeptos, de acordo com um levantamento da Ipsos Public Affairs, em parceria com a fundação Yoga Alliance. A justificativa para tantos praticantes é o ritmo acelerado da vida cotidiana.

Atualmente, o estresse virou um problema generalizado em quase todo o mundo. Muitas pessoas se alimentam mal, dormem mal e acabam em um estado de tensão permanente que deixa o corpo mais vulnerável a uma série de doenças. Para essas pessoas, a yoga é uma oportunidade para relaxar e se reconectar consigo mesmo.

Uma das principais vantagens é poder ser praticada em qualquer lugar e até em casa, desde que o praticante não tenha pressa, distrações ou pressão. No entanto, antes de aderir à atividade, é importante fazer algumas aulas com um instrutor, pois ele dará dicas de alinhamento do corpo que serão importantes para a segurança na prática. Com cuidado, até gestantes e idosos podem praticar a yoga. Os benefícios mais duradouros costumam ser notados a partir do terceiro mês de prática, mas desde a primeira sessão é possível sentir-se mais relaxado.

Em geral, os praticantes relatam os seguintes benefícios:

Diminuição da ansiedade e estresse;
Melhor condicionamento físico;
Facilidade para emagrecer (já que a ansiedade fica mais controlada);
Alívio de dores corporais, especialmente nas costas;
Pressão e batimentos cardíacos mais controlados;
Melhora do sono;
Melhora da libido.

Andip no Pixabay

E existem modalidades de yoga para todos os públicos. Entre elas, podemos destacar:

Hatha Yoga
Considerado como yoga clássico, o Hatha Yoga se tornou um dos tipos mais populares porque a prática é focada no condicionamento físico, no fortalecimento do corpo e no aumento da flexibilidade.
Durante as aulas, não são realizadas tantas posturas e elas não são tão intensas. É ideal para aquelas pessoas que pretendem começar a se aventurar na yoga e a conhecer melhor seus benefícios.

Ashtanga Yoga
O Ashtanga é uma ramificação que foi desenvolvida a partir do Hatha. As práticas de Ashtanga envolvem seis séries de posturas fixas que vão sendo desenvolvidas pelo praticante ao longo do tempo e de acordo com a capacidade do corpo de executar cada uma das posições.
Não existe um tempo certo para o praticante avançar para a série seguinte, isso varia de acordo com cada um e cada série se torna mais desafiadora.
O Ashtanga é uma prática para quem busca atividades físicas mais estimulantes e mais intensas e seus principais benefícios estão associados ao ganho de força, à flexibilidade, ao equilíbrio, à consciência corporal e ao alinhamento.

Vinyasa Yoga
Também derivado do Hatha, é um dos chamados estilos contemporâneos. O Vinyasa Yoga é um dos tipos de yoga mais graciosos de todos. Isso porque a sua prática se baseia na execução de posturas em flow, ou seja, seguindo uma sequência de movimentos que se juntam quase como em uma coreografia, estabelecendo um fluxo contínuo de posições.
A execução das posturas é sincronizada com a respiração, o que garante mais consciência corporal, redução do estresse, alinhamento adequado e maior equilíbrio entre corpo e mente.

Kundalini Yoga
O Kundalini é um tipo de yoga mais voltado para o trabalho espiritual e para a conexão entre corpo, mente e espírito através da realização de atividades físicas. É um estilo mais contemplativo, reflexivo e individual de yoga.
A respiração é um elemento fundamental na prática de Kundalini Yoga porque acredita-se que, unindo as posturas e os exercícios de respiração, é possível equilibrar todos os chakras. Os instrutores afirmam que a liberação de energia proveniente dos chakras é responsável pelo aumento da consciência, do bem-estar e da plenitude.

Raja Yoga
Como o Kundalini, o Raja também é um tipo de yoga voltado para o lado espiritual do praticante. Não à toa, também é chamado de Yoga Real, porque volta-se para o interior, para o desenvolvimento pessoal da pessoa e não para o esforço físico.
As aulas de Raja não são focadas em posturas intensas ou sequências de asanas (as posições da yoga) muito desafiadores. Elas são voltadas para a parte emocional do praticante, especialmente aquele que já tem o hábito de meditar.

Quem ficou com vontade de aderir à yoga deve lembrar que para a prática é necessário utilizar roupas confortáveis, que priorizem a mobilidade. Vem conhecer a nossa linha Fitness e já garantir o seu look favorito!

Conforto com tecnologia de alta performance na nossa coleção Fitness.

Um beijo!

Total
39
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*