Sabe aquelas coisas da vida que não dá pra explicar muito bem, mas você adora a sensação? Amor, sonhos para o futuro, a beleza no sorriso de quem a gente gosta e o que envolve tudo isso: a felicidade.  Mas sabia que tem coisas que você pode fazer pra prolongar ou estimular a alegria no seu dia a dia? Sim, a ciência comprova e a gente explica tudo aqui. Vem ver!

A ciência comprova que o caminho para chegar a um momento alegre é: estimular os neurônios a produzirem serotonina, endorfina, dopamina e oxitocina, os neurotransmissores protagonistas da felicidade.  A questão é que eles não ficam ativos o tempo todo.

Mas o lado bom é que quando você aprende a identificar a conexão entre os neurotransmissores e a emoção que cada um promove na sua mente, você tem como repetir episódios felizes, assim como evitar situações que despertam tristeza ou mau humor, conforme escreveu a neurocientista Loretta Graziano Breuning no livro Habits of a Happy Brain (“Hábitos de um cérebro feliz”, ainda sem edição em português). Assim como com o seu corpo precisa de cuidados especiais e uma alimentação equilibrada, o lado emocional precisa estar em sintonia total também.

Afinal, na falta de serotonina, o mau humor se instala; se não existir endorfina, cadê ânimo para malhar? E a tristeza vai ganhando força. Mas dá pra evitar tudo isso, entrando em ação para estimular as substâncias químicas da felicidade. Quer descobrir como? Dá uma olhada abaixo!

A endorfina é uma espécie de morfina natural que aumenta a tolerância à dor e proporciona prazer e euforia durante  situações que envolvem stress físico. Sabe aquela sensação boa de dever cumprido após o treino? É a substância agindo. Como estimular a endorfina? Malhando ou se alongando, mas nada de exagerar na hora do treino, porque o efeito vai o contrário: irritação e mau-humor.

Ler um livro divertido ou assistir aquela comédia romântica clichê também ajuda e muito na produção de endorfina. A dica é confirmada pelo Journal of Neuroscience que realizou uma pesquisa com pacientes assistindo vídeos engraçados no Youtube.

É a dopamina que te estimula no fim de uma corrida a prosseguir ou que te coloca pra cima na hora de realizar um trabalho do melhor jeito. É comprovado: a dopamina facilita a concentração e o estado de presença necessário para acalmar a mente. Por isso, praticar meditação libera a substância.  Já aprender algo novo ou conhecer um lugar diferente têm relação com a substância e a ativação do mecanismo de recompensa do cérebro.

A confiança que você tem no seu crush ou a sensação de segurança que você sente com a sua mãe estão ligadas à oxitocina, o chamado hormônio do amor. Por isso, relacionamentos virtuais ou o trabalho completamente remoto prejudicam os níveis de felicidade porque não estimulam o convívio social e as relações afetivas.

Pra estimular a oxitocina, fazer e ganhar cafuné no seu amor ou cuidar do seu pet são a pedida ideal. Praticar voluntariado e praticar o bem também vão estimular a produção da substância.

A falta de serotonina está associada à epidemia de depressão (doença definida pelos baixos níveis da substância no organismo) no mundo – e tem tudo a ver com a rotina desequilibrada de quem prioriza o trabalho e as obrigações e deixa em segundo plano o lazer, a atividade física e os relacionamentos saudáveis. Basicamente tudo que você faz e gosta estimula a produção dessa substância. Por isso, ela ganhou o apelido de bem-estar, pois faz você se sentir amada e relaxada.

Pra gerar mais serotonina no seu organismo, vale relembrar momentos de felicidade (o sorriso do seu filho, a tarde com seu amor ou sua promoção na empresa).  Dançar e se movimentar também estimulam a produção da substância e pegar aquele solzinho no meio da tarde além de fazer bem pra pele, faz bem para seu humor.

Bora colocar em ação tudo isso?!
Gostou? Comenta e acompanhe as nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*