Que as tendências são cíclicas e refletem o comportamento de uma geração inteira, nós já sabemos. Mas, a grande novidade é que a moda nostálgica virou destaque entre as fashionistas de plantão. Quer saber mais? Então espia esse super conteúdo que preparamos para você! 

A moda é constantemente influenciada pelas décadas passadas e, no momento, o auge das passarelas é a nostalgia. Com isso, queremos dizer que o vintage e o retrô estão super em alta e que você não pode deixar de apostar nesse estilo. Afinal, não é de agora que esses queridinhos viraram alvo das maiores e mais conceituadas marcas de moda. Porém, o que muita gente não sabe ainda é diferenciar esses dois estilos que enchem os nossos corações de memórias afetivas. Então, se você se encaixa nesse grupo, tá na hora de descobrir. Vem com  a gente! 

A maioria das pessoas acredita que tudo que é “velho” é retrô ou vintage, só que há uma grande diferença entre esses dois estilos, viu?! Um não anula o outro e ambos têm suas próprias peculiaridades. Mas, relaxa aí que nós vamos te contar tudinho, começando pelo estilo vintage. Esse se trata, literalmente, das coisas mais velhas e que já fizeram alguns bons aniversários. Brincadeiras à parte, são aquelas que passam de geração para geração, sabe? Provavelmente você até deve ter algo em casa que possa ser considerado vintage. Pode ser uma aliança de noivado que está na família há séculos ou, até mesmo, uma foto dos seus avós. Em resumo, vintage é aquilo que foi feito num período de 20 anos atrás. 

Já o estilo retrô é diferente, neste falamos de coisas novas com cara de antigas. Por isso, não é surpresa esse estilo ter virado um hit. Afinal, na moda é bem comum misturar referências e conceitos para se criar uma tendência. Mas, não é como copiar e colar algo no computador, está mais próximo de reinventar uma peça, transformá-la ou renová-la. Um bom exemplo disso são as pochetes, o xadrez e as calças com cintura alta. É isso que torna o vintage diferente do retrô, este faz referência ao estilo, não à idade. Sendo assim, essa se tornou uma grande aposta das grifes: criar peças novas com um ar antigo ou renovar uma de suas criações trazendo um toque de atualidade. 

Por fim, a moda nostálgica, em 2021, é uma tendência que tanto nos desafia quanto nos inspira. Todo mundo sabe que numa história há duas versões, seja a verdadeira e a falsa ou, como num disco de vinil, o lado A e lado B. Então, quando lembramos de uma época, temos sempre momentos bons e ruins para recordar. Olhando para trás podemos celebrar toda a cultura, os valores e aquela sensação de ter a vida toda pela frente. Mas, por outro ponto de vista, havia os estigmas sociais, o preconceito e todas aquelas regras. Então, nós mulheres modernas, adotamos a nostalgia positiva dessa tendência e continuamos a exigir praticidade, inclusão, representatividade e liberdade, concorda? 

Comenta aqui embaixo o que você achou desse texto, estamos curiosas! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*