https://www.hypeness.com.br/2019/05/peita-lanca-edicao-especial-jogue-como-uma-garota-para-copa-de-futebol-feminino2/

Com a Copa do Mundo de Futebol Feminino acontecendo, todos os olhos se voltam para o talento das jogadoras brasileiras e também para as dificuldades que a modalidade ainda apresenta para as mulheres. Entre as conquistas e os novos desafios, compilamos diversas informações sobre o futebol feminino e importância do esporte na atualidade. Vem conferir!

Há 134 anos acontecia a primeira partida oficial de futebol feminino no mundo, segundo a Fifa. O jogo ocorreu em Crouch End, Londres, Inglaterra. Com a Copa do Mundo acontecendo o assunto está ganhando cada vez mais destaque. Afinal, o esporte na modalidade feminina deu mais um passo na luta pelo seu reconhecimento com diversas nações estreando sua participação no mundial pela primeira vez. A gente apoia e entende a importância do futebol na vida das mulheres e por isso, trouxemos informações sobre a realidade do esporte.

Os primeiros indícios de mulheres no futebol datam do período da Dinastia Han (206 a.C. – 220 d.C.) no qual elas jogavam uma variação de um antigo jogo chamado de TSU Chu. Ainda há indícios que, na França e na Escócia em torno do século XV, era comum ver as mulheres em jogos e atividades com bola.

Mesmo com um longo histórico, o futebol feminino tem uma realidade completamente diferente do masculino. No Brasil, por exemplo, o futebol feminino ainda precisa de mais visibilidade na mídia, incentivos, patrocínios e apoio.

Segundo relatos do livro “Futebol, Carnaval e Capoeira – Entre as gingas do corpo brasileiro”, de Heloísa Bruhns, no fim do século XIX foi que os  homens da elite brasileira começaram a jogar futebol. Já as mulheres que jogavam bola nessa época eram de classes menos favorecidas; sendo assim vistas como grosseiras, pois as mulheres que pertenciam à  burguesia frequentavam os jogos apenas para torcer. Além do mais, a prática do futebol feminino foi proibida durante 42 anos na época do governo Vargas.

O primeiro jogo de futebol feminino no Brasil aconteceu em 1921, realizado entre senhoras dos bairros Tremembé e Cantareira, na zona norte da cidade de São Paulo. Desde lá elas não pararam mais.

https://globoesporte.globo.com/blogs/dona-do-campinho/post/2018/03/23/a-importancia-do-primeiro-jogo-oficial-de-futebol-feminino-ha-133-anos.ghtml

Neste ano, um dos grandes avanços foi a  popularização e divulgação do futebol feminino no Brasil. Foi a primeira vez que a maior emissora de canal aberto do país, a Rede Globo, transmitiu as partidas da Seleção Feminina. Também foi a primeira vez que as atletas jogaram com um uniforme desenvolvido especialmente para elas.

Atletas importantíssimas para a história do esporte no Brasil, como Formiga e Marta, estão em campo comprovando que as mulheres podem tudo. Marta, que fez o gol da Itália no último jogo e garantiu a vitória brasileira,  é craque inquestionável do esporte com o recorde de seis prêmios de melhor do mundo e também Defensora do Desenvolvimento Sustentável da ONU, seu terceiro papel frente à Organização das Nações Unidas.

Os jogos ainda estão acontecendo e a nossa torcida e apoio está com todas as mulheres na busca por reconhecimento e salários iguais. E você está torcendo pelas nossas meninas?

Fica de olho nas novidades aqui e siga a gente nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*