Hoje é dia de falar da história desse xodó polêmico que nunca saiu de moda. Criado na Idade Média é o novo queridinho das famosas: você precisa saber mais sobre o corset! 

O corset, vindo do francês “espartilho”, foi criado há séculos e, até hoje, marca o mundo da moda com diferentes versões, formatos, composições e, claro, significados. Não entendeu o que a gente tá falando? Pode ficar tranquila que vamos te contar tudinho, vem ver!

Essa peça foi criada no século 14 com a finalidade de manter a postura da mulher ereta, sendo usada por baixo das roupas para modelar a cintura de forma dura e dolorosa. Por isso, passou a ser visto como símbolo de opressão feminina, como algo incômodo e que enrijece a liberdade da mulher. Mas a chegada do século 20 ressignificou tudo isso.

Nos anos 80 e 90, o corset virou peça chave para as estéticas hippie e punk como um símbolo de transgressão. Afinal, a vestimenta que antes machucava e oprimia as mulheres dentro de um ideal de beleza utópico, passou a ser usada para o empoderamento feminino. Com tecidos leves e românticos para o estilo hippie e versões sensuais e ousadas para o estilo punk, a peça virou a queridinha de uso cotidiano na época. Hoje em dia, ainda vemos essas versões, mas de uma forma repaginada. Para as ousadas, um corset bem decotado com peças justas e uma pegada mais grunge é o ideal. Já para as mais delicadas e românticas, a dica é apostar na peça embaixo de uma alfaiataria poderosa.

A mais nova tendência é o corset moderno inspirado no corset tradicional. Diversas versões já foram criadas e incrementadas por detalhes como costuras estruturadas, fechos tipo gancho e o amado decote quadrado. O hit da vez é apostar na peça por cima de camisas ou blusas over. Além, é claro, da versão cropped que pode tanto ser usada sozinha, quanto com sobreposição de alguma outra peça. 

E, como o mundo da moda está sempre interconectado, é claro que tem dica de como combinar o corset com as trends do ano, né? Até porque o truque de styling é misturar o vintage da peça com aquele toque ultra contemporâneo que a gente ama. Para isso, você pode se jogar em um corset ultra delicado, com uma pitada de transparência e aquela calça social de cintura alta da sua cor favorita. Mas, se você já virou fã do comfortwear, temos o look perfeito também. Como a brilhante Haley Bieber já apostou e arrasou, não temos medo de dizer para você se jogar no moletom. Isso mesmo, um outfit all white com seu corset maravilhoso e muito moletom. Não tem conforto mais fashion do que esse. 

Também se apaixonou pela história dessa tendência? Então, tá esperando o que para usar o corset nos seus looks e reforçar esse símbolo de empoderamento feminino? Vai lá e arrasa, amiga!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*