Guarda do Embaú – Douglas Scortegagna no Flickr

Quando fala-se em turismo pela região Sul do país, poucos pensam em praias. Mas existem lindas regiões litorâneas para todos os gostos nessa parte do Brasil, seja para quem busca festas e badalos como para aqueles que querem um ambiente tranquilo e acolhedor para descansar. Preparamos alguns destaques que merecem consideração na hora de planejar as férias. Chama a família, o namorado e o cachorro e confiram!

Rio Grande do Sul

Praia das Cabras – Tramandaí (RS)

Tramandaí é uma praia que os gaúchos conhecem bem. É uma das mais próximas de Porto Alegre, ficando a cerca de 100 km de distância, e consequentemente é um dos destinos preferidos dos banhistas que procuram o litoral norte do RS no verão. Chega a carregar o título de “Capital das praias”. O que poucos sabem é que entre o limite de Tramandaí e Cidreira existe um paraíso intocado.

A Praia das Cabras abriga uma das últimas dunas móveis e lagoas cristalinas preservadas do estado. Trata-se de 40 hectares de uma paisagem de areia e água que, além de toda a beleza, serve de abrigo para várias espécies de aves, anfíbios, répteis, crustáceos, entre outros – já existe uma mobilização para transformar a região em uma Unidade de Conservação. Esse é o local perfeito para aventureiros e trekkers que queiram curtir a exuberância desse cenário inusitado em uma longa caminhada.

Praia de Atlântida – Xangri-lá (RS)

Esse é o destino de quem busca as melhores baladas. Atlântida é uma praia cheia de gente jovem, surfistas e muitos turistas. Embora seja famosa pelas festas, a praia ainda é uma excelente opção para todos os gostos por possuir uma estrutura muito completa. Conta com uma praia de larga faixa de areia e mar agitado, além de atrações que vão de restaurantes até boates, e de esmo a um simples passeio pelos decks a beira mar. No centro é possível encontrar vários resto pubs para comer e beber antes de cair na balada e dançar até o amanhecer.

Praia da Guarita – Torres (RS)

Praia da Guarita no Pinterest

Definitivamente uma das praias mais bonitas do Rio Grande do Sul. É cercada de mata nativa, falésias de 140 milhões de anos e outros atrativos naturais, e por isso costuma atrair muitos turistas durante a alta temporada. Esse cartão-postal de Torres fica a 200 km de Porto Alegre, na divisa com Santa Catarina e pertence à área de proteção do Parque da Guarita. Tem uma larga faixa de areia dourada e um mar agitado que presenteia os surfistas com belíssimas ondas.

A cereja no topo desse passeio é subir até o topo da Torre Sul do parque e curtir uma vista incrível de toda a praia. Sabe aquele cenário que rende fotos lindíssimas? É esse! Também vale a pena ir de barco até a Ilha dos Lobos conferir os lobos e leões-marinhos. O centrinho de Torres, por sua vez, é bem charmoso e rende um ótimo passeio com a família.

Santa Catarina

Guarda do Embaú – Palhoça (SC)

Reduto de surfistas, a Guarda do Embaú também dá nome a uma simpática vila de pescadores com ar alternativo. Essa praia está localizada no município de Palhoça, a menos de 46 km de Florianópolis.

Os charmes da Guarda do Embaú vão além da praia, à qual é possível chegar atravessando a nado o rio da Madre ou por um barquinho. A vila é formada por dezenas de ruas de terra com pousadas encantadoras, restaurantes e barzinhos rústicos que agitam a noite do pequeno vilarejo. Trilhas ecológicas, praias desertas, mirantes, piscinas naturais, rios e o místico Vale da Utopia são outras atrações pra conferir durante a estadia. A beleza da área e seus arredores permanece intocada graças ao Parque da Serra do Tabuleiro, que abrange parte do vilarejo e abriga cachoeiras, rios e animais silvestres.

Praia da Ferrugem – Garopaba (SC)

Praia da Ferrugem – Paula Cristina no Flickr

Com mar cristalino, dunas e ondas fortes de um lado e piscinas naturais de outro, essa é uma das praias mais bonitas e disputadas de Garopaba. Fica a oito quilômetros do Centro da cidade e é muito procurada por jovens e surfistas, mas também recebe super bem as famílias. Na alta temporada, a noite costuma ser bem movimentada, com muita gente procurando os estabelecimentos que se espalham pelas ruas de terra. Destaque para o Carnaval na Ferrugem, que costuma ser um sucesso todos os anos.

Doze quilômetros separam a Praia da Ferrugem da Praia do Rosa, e ao longo do percurso é possível passar por grutas, nascentes e praias quase desertas. Encontre um guia e não deixe de fazer esse passeio, afinal a Praia do Rosa também é um destino imperdível pra conhecer no litoral catarinense. Aliás, quem lembra da campanha que fotografamos por lá com a linda Pâmela Tomé para a nossa coleção de Verão do ano passado? 

Pâmela Tomé fotografada na Praia do Rosa/SC para nossa coleção Verão 2018

Ilha do Campeche – Florianópolis (SC)

Ilha do Campeche – Rodrigo Soldon no Flickr

A capital de Santa Catarina atrai turistas de todo o país, além de muitos estrangeiros, com uma combinação de belas praias, estrutura moderna para receber visitantes e a badalação de clubes, casas noturnas, restaurantes e bares. Apesar da costa Norte da ilha concentrar o interesse de quem busca pelas festas e restaurantes mais exclusivos, se tem uma praia que merece atenção especial na parte sudeste é a Ilha do Campeche.

De frente para a Praia do Campeche, ela possui um dos mais ricos ecossistemas do sul do Brasil, sendo ideal para quem busca contato com a natureza, fugindo um pouco do agito. A Mata Atlântica, que cobre os morros e a costa local, encanta os visitantes. Para tornar a paisagem ainda melhor, há a água verde esmeralda e a areia fina. O mar possui poucas ondas e agrada bastante a mergulhadores e crianças.

Mas é importante mencionar que o local possui um limite de 800 visitantes por dia, já que o ecossistema da região é sensível, e o acesso é feito apenas por barco. Mas vale se programar para curtir um dia por lá!

Paraná

Praia da Fortaleza – Ilha do Mel (PR)

Considerada umas das praias mais tranquilas do Paraná, fica na Ilha do Mel e possui 4 km com quiosques, restaurantes e pousadas, além de uma areia limpa e mar tranquilo. Para chegar até lá é só pegar o caminho da Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres. Ele pode ser feito a pé, em 40 minutos, ou de barco, partindo de Nova Brasília.

Além de uma linda praia, é um passeio histórico: conta com uma construção erguida em 1770. O forte fica à beira-mar, pode ser visitado e está bem conservado, com direito a canhões dos séculos 18 e 19. Na parte mais alta, um mirante apresenta as ilhas de Superagüi e das Peças. Nos arredores fica o Morro das Baleias, com um labirinto de canhões e um mirante panorâmico.

Praia das Encantadas – Ilha do Mel (PR)

Ilha do Mel no Pinterest

A praia mais movimentada da Ilha do Mel tem bares, restaurantes, pousadas e muito agito – mas nada que lembre o stress da vida na cidade, afinal nenhum carro é permitido por lá. Fica a duas horas de caminhada – ou a dez minutos de barco – da vila de Nova Brasília. É recomendada para quem busca calmaria durante o dia e maior movimento à noite. Conta com uma boa faixa de areia clara, o mar é levemente agitado, com boas ondas e águas claras, que são propícias para o banho e para a prática de esportes náuticos. Uma boa dica é aproveitar a maré baixa para conferir a Gruta das Encantadas: reza a lenda local que eram lá que as sereias que atraiam os navios até os rochedos se abrigavam.

Já se decidiu por um destino? Então é hora de começar a planejar o que levar na mala! Corre no nosso site para conferir a nossa coleção de Moda Praia e escolha seus looks favoritos. 😉

Looks da nossa coleção Moda Praia Verão 2019

Um beijo!

Total
163
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*