@frida_aasen no Instagram

A primavera já chegou e com ela os primeiros dias de calor da nova temporada. Esse não é um momento de transição só para o guarda-roupa. A pele, que fica ressecada e com menos viço no inverno, começa a ficar mais exposta e a transpirar mais conforme as temperaturas vão subindo. Por isso, pra quem não abre mão de receber os dias de praia com a pele perfeita, vale ficar atenta a estas dicas!

ATENÇÃO: nenhuma destas informações substitui a consulta com um dermatologista. Só ele saberá avaliar as particularidades de cada pele e indicar o tratamento certo.

1 – Filtro solar não é opcional

Todo mundo tá cansado de saber disso, né? Mas no inverno muitas de nós acabam dando uma relaxada na proteção contra o sol, uma vez que a exposição é menor. A partir da primavera isso não pode acontecer, mesmo! O filtro ou bloqueador solar deve ser aplicado, especialmente na região da face, todos os dias, e não só nos momentos de praia.
O produto deve proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS).

Muitas mulheres ficam incomodadas pelo fato de que o filtro solar precisa ser reaplicado para continuar atuando ao longo do dia, e isso pode ser um problema para quem passa o dia fora de casa e se maquia pela manhã. Nesse caso, opte pelos filtros solares físicos (mais conhecidos como filtros minerais), que atuam como uma barreira física aos raios solares e não necessitam de reaplicações tão frequentes como o filtro químico. Além disso, existem opções de filtros físicos em forma de pó, que são perfeitos para carregar na bolsa e reaplicar ao longo do dia, aproveitando para também dar aquela matificada extra na maquiagem.

2 – Beleza de dentro para fora

A nutrição e os hábitos diários mostram a sua importância no verão. Pra conquistar aquele glow saudável na pele, é hora de redobrar a atenção com a hidratação, tanto oral como tópica. Ande sempre com uma garrafinha de água por perto e abuse dos sucos naturais de frutas e da água de côco.

Aplique bons hidratantes no rosto e no corpo. Hoje existe no mercado uma infinita variedade de produtos para cuidados com a pele, que atendem a diferentes públicos, desde quem tem problemas como melasma e rosácea até os perfis de pele seca, mista ou oleosa. Converse com seu dermatologista para alinhar a melhor rotina de cuidados e seja disciplinada! O esforço vale a pena na estação da pele de fora.

A alimentação também merece destaque. Existem alimentos que ajudam a prevenir os danos que a pele sofre com a exposição solar. Inclua cenoura, abóbora, mamão, maçã, beterraba e outras frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha na sua dieta: eles contém carotenóides, uma substância antioxidante que atua na pele e previne o fotoenvelhecimento.

3 – Dando um tempo nos procedimentos

Deixe os tratamentos mais agressivos à pele para depois. Quem pretende se expor ao sol deve interromper procedimentos à base de ácidos e peelings antes do verão, já que eles deixam a pele mais sensível e demandam uma proteção muito intensa contra o sol. Escolha fazer esse tipo de tratamento em estações nas quais o sol é mais fraco, como o outono e o inverno. Fale com o seu dermatologista a respeito.
Da mesma forma, é preciso ter cuidado com a depilação. Para evitar manchas na pele, nunca vá para o sol nas 24 horas após a depilação com cera quente ou fria.

4 – Mas… Uma esfoliação pode ser bem vinda
Como forma de preparar a pele para se bronzear, uma leve esfoliação pode ser uma boa ideia. Com ela consegue-se remover as células mortas, resultando em uma superfície uniforme, pronta para o sol. Preferencialmente, o procedimento deve ser feito uma semana antes da exposição solar. No entanto, quem tem a pele muito seca e sensível deve consultar um dermatologista antes da esfoliação e discutir se esse procedimento é indicado ou não no seu caso.

5 – Xô, pele oleosa

Mesmo quem não tem a pele oleosa pode vir a notar um brilho excessivo no rosto durante o verão. A higienização é uma das coisas mais importantes para manter a pele saudável e bonita e, com o calor, se torna ainda mais necessária. Nessa época a pele produz mais sebo, resultando em mais oleosidade. Se a limpeza não for adequada, os poros ficarão obstruídos e as espinhas começarão a surgir.
Quem tem o rosto oleoso pode investir em produtos para lavar o rosto que tenham texturas como o gel. Mas cuidado, não exagere! Quando excessiva, a limpeza acaba piorando o quadro de oleosidade com o efeito rebote. O indicado é fazer a higienização com o produto correto duas vezes ao dia.

Além disso, é muito importante repensar a maquiagem que usamos durante o verão. Fazer aquela make bafônica, com mil passos, mil produtos diferentes e super carregada pode ser a pior escolha, porque dependendo do ambiente e do tempo que você ficar com ela no rosto, ela pode começar a derreter (OMG!). Aproveite a onda do no makeup makeup e opte por produtos mais leves, que não obstruam os poros, e adote maquiagens mais minimalistas, evitando sobrecarregar a pele.

O Youtube já está cheio de tutoriais ensinando como fazer esse look. Espie os nossos favoritos e depois conte pra gente qual gostou mais:

Um beijo!

Total
32
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*